quinta-feira, 17 de março de 2011

Mediação em reuniões

(TJ-PA / 2009) O técnico de segurança, atuando como mediador numa reunião de trabalho, busca colocar o grupo numa linha de abordagem, de forma a provocar discussão por meio da argumentação dos integrantes. Neste momento, o grupo começa a se desentender e a melhor medida a ser tomada pelo técnico é:

a) buscar um novo encontro, convidando outras pessoas para participar, que tenha o mesmo pensamento seu, de forma a defendê-lo com perseverança, a ponto de dominar a situação, mantendo o ponto de vista para que não haja desgaste ou desavenças.

b) deixar os integrantes discutirem, buscando miniminzar os conflitos, nem que para isso tenha de usar de meios e estratégias mais conservadoras e duras, já que o consenso deve sair a qualquer preço.

c) marcar nova reunião com os membros que puderem comparecer, retomando a discussão, sem interferir nos trabalhos ou comportamento do grupo, já que este atingiu o ponto máximo de crescimento e tem maturidade para saber o que deve aprovar.

d) levar as partes a decidir, utilizando habilidades e técnicas específicas de negociação, conduzindo o grupo na busca do consenso e evitando que este se desgaste.

e) dar continuidade à reunião, mantendo as discussões e permitindo que a idéia defendida por um dos integrantes seja tomada para persuasão e convencimento dos demais integrantes, abreviando assim as discussões e fechando a questão sobre a pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário